Fraudes: Golpistas se passam por INPI. Cuidado!

Fraudes: Golpistas se passam por INPI. Cuidado!

Recentemente o crescimento do empreendedorismo fez com que crescesse cada vez mais a procura por registros de marcas. Um investimento custo x benefício baixo e simples, que oferece garantia e segurança para muitas empresas e marcas. 

Golpistas se passam por INPI

Quando somo leigos em determinadas áreas, certos processos que podem ser fáceis se parecem bastante burocráticos, por isso é necessário ter bastante cuidado com quem pedir um auxílio e/ou uma assessoria pois, existem pessoas de má índole que aplicam golpes fraudulentos e, o principal, que abordaremos aqui é a respeito dos boletos falsos do INPI.

Primeiramente, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é o órgão do governo responsável pelos registros de marcas e patentes no Brasil. E, por falta de informações, muitas pessoas acabam sendo vítimas dos golpistas que se passam pelo instituto. 

Como o golpe do INPI acontece? 

Os golpistas buscam sempre pessoas que estão iniciando o registro de marca. 

Sendo assim, eles enviam um boleto em nome do INPI ou de alguma empresa fantasma que eles afirmam ser terceirizados do INPI, geralmente enviam a solicitação de pagamento do boleto via e-mail, correspondência ou no próprio celular. 

O que faz com que as pessoas se enganem de fato é que, o boleto contém as informações completas dos solicitantes como: dados pessoais, documentações e endereços. 

Como acontece as fraudes do INPI?

Já que periodicamente o INPI realiza uma publicação dos pedidos recentes de registros, desta maneira os golpistas têm conhecimento de quem solicitou o processo e por meio destas informações conseguem buscar as informações e dados das pessoas.  

Os criminosos geralmente emitem boletos em valores que variam de R$ 300,00 à R$ 1.600,00 e, influenciam as pessoas acreditarem que se não pagarem a taxa terão o processo de registro cancelado.

De acordo com as investigações da Polícia Federal, ao todo, registrou-se mais de 150 empresas fantasmas que aplicavam o golpe do boleto falso do INPI.

Como não cair no golpe do registro de marca?

Fique atento ao site do próprio Instituto na qual, o próprio INPI informa que todo processo de pagamento de taxas é feito única e exclusivamente no sistema deles e que, nenhum boleto é enviado por e-mail, correspondência ou pelo celular. 

Portanto, se você receber um e-mail ou telefonema alegando ser do INPI e informando que o seu processo será cancelado, saiba que isso não existe. Geralmente os golpistas ligam e pressionam as pessoas para deixá-las acuadas e nervosas, fazendo com que ajam rápido, pagando o boleto sem pensar. Portanto, se você receber uma ligação fique tranquilo e duvide, pois o INPI não entra em contato via telefone para fazer cobranças de taxas.

É possível conferir uma fraude de taxa do INPI?

Infelizmente, muitas vezes recebemos ligações e as pessoas são tão certeiras que acabamos acreditando ou no mínimo duvidando sobre o que eles de fato estão falando, por isso, o INPI disponibiliza em seu site uma lista com o nome das empresas fantasmas que costumam se passar pelo INPI para fazer as cobranças fraudulentas de registro de marca. Acesse o site e confira.

Por isso, muitas vezes, nestes casos burocráticos e que não se tem muito conhecimento, é mais importante e seguro procurar uma empresa que possa fazer o serviço de registro de marca de maneira correta seguindo todos os padrões e normas da legislação,  oferecendo qualidade, tranquilidade e soluções rápidas. 

Conheça a UP2Brand!

Conheça os serviços e diferenciais que a UP2brand Marcas pode te oferecer. Entre em contato com nossa equipe de consultores.

Fale Conosco Whatsapp